NARRATIVAS DE VIDA E FORMAÇÃO

Autores

  • FRANCISCA GOMES DA SILVA UFERSA/UERN/IFRN
  • SIMONE MARIA DA ROCHA

Palavras-chave:

Formação e (auto) formação. Educação prisional. Narrativas e saberes

Resumo

A investigação possui por objeto de estudo as narrativas de vida como proposta de formação e (auto) formação com ênfase nas aprendizagens construídas pela educação na prisão. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa, estado da arte, é mapear pesquisas que tenham relação com esse objeto de estudo. A problemática condiz em questionar sobre os saberes envolvidos nas narrativas de vida dos alunos apenados e como estes saberes interagem com a educação de jovens e adultos ofertadas na prisão. Metodologicamente a pesquisa embasou-se na abordagem qualitativa pautada em pesquisa narrativa, sendo os pressupostos teóricos acerca  da investigação sobre o sistema prisional: Foucault (2010), Goffman (1996), Freire (2014), Onofre (2002, 2007), Maeyer (2013), Julião (2003), Josso (2010) e Dominicé (2014). Os resultados desse estudo nos levam a constatação de que a educação na prisão não é universalizada no sistema penitenciário brasileiro. Constatou-se também que são poucas as instituições penais que garantem esse direito, e as que ofertam apresentam deficiência no processo educacional, formação docente e propostas metodológicas de formação e (auto) formação.

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Referências

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Publicado

29.12.2023

Como Citar

GOMES DA SILVA, F.; MARIA DA ROCHA, S. NARRATIVAS DE VIDA E FORMAÇÃO. VIGILANTIS SEMPER - Revista Científica de Segurança Pública - e_ISSN 2764-3069 | ISSN 2764-5908, [S. l.], v. 3, n. N5, p. p. 17 – 26, 2023. Disponível em: https://www.revista.pm.rn.gov.br/index.php/revista/article/view/98. Acesso em: 14 ago. 2025.