NARRATIVAS DE VIDA E FORMAÇÃO
Palavras-chave:
Formação e (auto) formação. Educação prisional. Narrativas e saberesResumo
A investigação possui por objeto de estudo as narrativas de vida como proposta de formação e (auto) formação com ênfase nas aprendizagens construídas pela educação na prisão. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa, estado da arte, é mapear pesquisas que tenham relação com esse objeto de estudo. A problemática condiz em questionar sobre os saberes envolvidos nas narrativas de vida dos alunos apenados e como estes saberes interagem com a educação de jovens e adultos ofertadas na prisão. Metodologicamente a pesquisa embasou-se na abordagem qualitativa pautada em pesquisa narrativa, sendo os pressupostos teóricos acerca da investigação sobre o sistema prisional: Foucault (2010), Goffman (1996), Freire (2014), Onofre (2002, 2007), Maeyer (2013), Julião (2003), Josso (2010) e Dominicé (2014). Os resultados desse estudo nos levam a constatação de que a educação na prisão não é universalizada no sistema penitenciário brasileiro. Constatou-se também que são poucas as instituições penais que garantem esse direito, e as que ofertam apresentam deficiência no processo educacional, formação docente e propostas metodológicas de formação e (auto) formação.
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Referências
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