EDUCAÇÃO E RESSOCIALIZAÇÃO EM ESPAÇOS PRISIONAIS:

O CASO DA ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO E ASSISTÊNCIA AOS CONDENADOS DE MACAU/RN

Autores

  • Profª Drª Alcinéia Rodrigues dos Santos Universidade Federal de Goiás, UFG

Palavras-chave:

APAC MACAU/RN. Reinserção Social. Educação. Sistema Prisional

Resumo

A proposta deste estudo é apresentar considerações sobre importância da educação em espaços de privação de liberdade que vem se desenvolvendo no Rio Grande do Norte. Nossa tentativa recai sobre espaços prisionais para cumprimento de pena em regime fechado, semiaberto e aberto e que oferecem a educação, observando-a mecanismo de ressocialização e sua influência para egressos do sistema penitenciário. Ressaltando a diferença conceitual entre educação no cárcere, educação do cárcere, e espaço prisional, traçaremos considerações sobre as relações históricas entre sociedade, prisão, sistema carcerário brasileiro e educação. Entendendo a escola como um meio de comunicação e interação, pretendemos verificar como a educação no cárcere reflete no processo de escolarização, formação e qualificação de pessoas temporariamente encarceradas, e como isso se conjectura no momento em que esse indivíduo volta ao convívio social. Assim, ambicionamos refletir com as especificidades do sistema prisional, trazendo à luz os efeitos da educação nesse contexto, observando se de fato a educação oferecida aos aprisionados é, ou não, importante para o processo de reintegração social. Desse modo, investigaremos se a educação proporcionada aos detentos pelo sistema de Educação de Jovens e Adultos de fato se constitui como alternativa de ressocialização e reinserção no mercado de trabalho e quais as implicações desse processo educativo. Diante dessas premissas escolhemos como locus de pesquisa a APAC de Macau/RN para a realização desse nosso estudo.

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Biografia do Autor

Profª Drª Alcinéia Rodrigues dos Santos, Universidade Federal de Goiás, UFG

Doutora em História pela Universidade Federal de Goiás, sob a orientação da professora Maria Elizia Borges (2011). Mestre em Ciências Sociais (2005), sob orientação do Professor Alípio de Souza Filho e Licenciada e Bacharela em História (2003), sob orientação do Professor Muirakytan Kennedy de Macedo, cursos concluídos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bacharela em Direito (UERN - 2019), sob a orientação da professora Aurélia Carla Queiroga da Silva. Especialista em Educação de Jovens e Adultos com ênfase no Sistema Prisional, sob a orientação da professora Clara Márcia Costa. Pós-Graduanda em Gestão Educacional e Projetos (Faculdade Estratego). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia e Império, atuando principalmente com os seguintes temas: pensamento social, documentação eclesiástica, representações sociais da morte, imaginário social, cultura e representações, Educação Prisional, estando apta a licenciatura em disciplinas na área de Ciências Humanas. Atuou como professora na Universidade Estadual de Goiás, durante os anos de 2007, 2008 e 2009. Professora do IESP - Instituto de Ensino Superior Potiguar, em 2014. Professora da FACEN e FAECO, durante os anos de 2014 e 2015. Atuou como Tutora a distância e presencial no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Desenvolveu atividades como professora da Universidade do Vale do Acaraú - Instituto Brasil de Ensino Superior, nas turmas de Pedagogia, História e Administração (2011 a 2020). Sua produção acadêmica concentra-se na área de história regional, destacando-se o Seridó Norte-rio-grandense. Tem interesse confesso pelos estudos sobre o Sistema Prisional do Rio Grande do Norte. Instrutora dos Cursos de Formação para Agentes Penitenciários - CEFAP, e dos Cursos de Aperfeiçoamento de Sargentos e Praças da Polícia Militar do RN (CAS, CFAS/PM/RN). Secretária Geral da Red Iberoamericana de Valoración y Gestión de Cementerios Patrimoniales. Vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais - ABEC. Coaching Integral Sistemico. Analista de Perfil Comportamental - formada pela FEBRACIS - Federação Brasileira de Coaching Integral e Sistêmico.

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Publicado

29.12.2023

Como Citar

RODRIGUES DOS SANTOS, P. D. A. EDUCAÇÃO E RESSOCIALIZAÇÃO EM ESPAÇOS PRISIONAIS: : O CASO DA ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO E ASSISTÊNCIA AOS CONDENADOS DE MACAU/RN. VIGILANTIS SEMPER - Revista Científica de Segurança Pública - e_ISSN 2764-3069 | ISSN 2764-5908, [S. l.], v. 3, n. N5, p. p. 75 – 89, 2023. Disponível em: https://www.revista.pm.rn.gov.br/index.php/revista/article/view/96. Acesso em: 12 ago. 2025.