MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PRAÇAS – CFP DO QUADRO DE PRAÇAS POLICIAIS MILITARES – QPPM DA PMTO: Proposta de Implantação
Palavras-chave:
POLICIA MILITAR, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, MATRIZ CURRICULARResumo
Este trabalho teve por objetivo propor a Matriz Curricular para o Curso de Formação de Praças, CFP da Polícia Militar do Estado do Tocantins – PMTO, como forma de preparar o policial militar para o exercício de sua função de policiamento ostensivo preventivo, conforme atribuído na Constituição Federal de 1988. Metodologicamente, por meio do método dedutivo, lançou-se mão de pesquisa bibliográfica que trata sobre o tema da formação do homem, formação policial militar, seus valores, função social e desafios enfrentados no saber-fazer profissional e sua relação com os pilares da educação para o século XXI. Os dados foram tratados de forma qualitativa com aproximação heurística focada no objeto de estudo. Concluiu-se que a formação profissional deriva dos aspectos amplos relacionados à formação humana. Constitui-se como ação estratégica ofertada pelo Gestor como política publica de formação de capital humano com vista à eficácia da atuação profissional junto à sociedade.
Downloads
Referências
BALESTRERI, Ricardo Brisolla. Direitos Humanos: Coisa de Polícia. Edições CAPEC/Gráfica e Editora Berthier, Passo Fundo, 2002;
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 49 reimpressão. São Paulo: Brasiliense, 2007.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília: Gráfica do Senado, 2020.
_______. Leis e Decretos. Lei 9.394/96 - estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Publicada no diário Oficial de 20/12/1996, Brasília: Senado Federal, 2020.
________. Ministério da Justiça-MJ. SENASP. Matriz Curricular Nacional Para Ações Formativas dos Profissionais da Área de Segurança Pública. coordenação: Andréa da Silveira Passos... [et al.]. Brasília: 2014. 362 p.
DELORS, J., et al. Educação: um tesouro a descobrir. Tradução de José Carlos Eufrázio. São Paulo: Cortez. 1988.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Organiz. e trad. de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal.1984.
_________, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão; trad. de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes. 1987.
GATTI, Bernardete Angelina. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano, 2002.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo- SP:. Atlas, 2008.
JAEGER, Werner Wilhelm. Paidéia. A Formação do Homem Grego. 4ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2001.
LE BOTERF, G. Desenvolvendo a competência dos Profissionais. 3ed. rev. Ampl., Porto Alegre: Artmed. 2003.
MORIN, E. (2003) A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Trad. Eloá Jacobina. 8ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
LEIRNER, P. C. Meia-volta volver: um estudo antropológico sobre a hierarquia militar. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1997.
TOCANTINS. Poder Executivo. Medida Provisória nº 001 –Define a estrutura organizacional básica do Poder Executivo do Estado, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 VIGILANTIS SEMPER - Revista Científica de Segurança Pública

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.