A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA DIRETORIA DE ENSINO (AVADE) PARA A PMRN:

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Joilton Filho Polícia Militar PMRN
  • Alzamir Maurício de Freitas
  • Manoel Eduardo Cabral
  • Odinildo Dantas da Costa
  • Marcos Aragão Fontoura

Palavras-chave:

Educação a Distância, Formação Policial Militar, Ambiente Virtual de Aprendisagem, Autonomia

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo compreender a importância da plataforma AVADE - Ambiente Virtual de Aprendizagem da Diretoria de Ensino no ensino policial militar no âmbito da PMRN verificando sua contribuição nos processos de formação dos policiais militares nos diversos cursos ofertados pela instituição durante os últimos anos. A presente pesquisa justifica-se para que se compreenda como o AVADE contribuiu para formação policial militar desde a sua criação até os dias atuais. Para tanto, foi adotada uma metodologia qualitativa para avaliar a importância do AVADE para a PMRN por meio de um questionário ao Chefe da Divisão de Ensino do CFAPM com seis perguntas e aos Sargentos Alunos do CAS 2025.2 questionário de Likert com cinco perguntas, cada uma avaliando o nível de satisfação em uma escala de 1 (mínima) a 5 (máxima).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DA COSTA, Adriano Ribeiro. A educação à distância no Brasil: concepções, histórico e bases legais. 2017. Disponível em: https://www.unirios.edu.br/revistarios/media/revistas/2017/12/a_educacao_a_distancia_no_brasil_concepcoes_historico_e_bases_legais.pdf. Acesso em: 28 mai. 2025

LINHARES, Maria Helena Melo dos Santos. Ensino à Distância na Polícia Militar do Rio Grande do Norte: uma análise da atual aplicação. 2013. Disponível em: https://dspace.mj.gov.br/handle/1/4436. Acesso em: 28 mai. 2025.

NODARI, Paulo César; SAUGO, Fernando. Esclarecimento, educação e autonomia em Kant. CONJECTURA: filosofia e educação, v. 16, n. 1, 2011. Disponível em: https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/892. Acesso em: 31 mai. 2025

QUINTANA, Alexandre Costa; AFONSO, Luis Eduardo. Satisfação em aprender: identificando a percepção dos estudantes sobre o uso de tecnologias da educação.2017. Disponível em: https://doi.org/10.11144/javeriana.cc18-46.saip. Acesso em: 31 mai. 2025

VASCONCELOS, Cristiane Regina Dourado; DE JESUS, Ana Lúcia Paranhos; DE MIRANDA SANTOS, Carine. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) na educação a distância (EAD): um estudo sobre o Moodle. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 3, p. 15545-15557, 2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8165. Acesso em: 28 mai. 2025

Downloads

Publicado

30.06.2025

Como Citar

FILHO, J.; MAURÍCIO DE FREITAS, A. .; EDUARDO CABRAL, M. .; DANTAS DA COSTA, O. .; ARAGÃO FONTOURA, M. A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA DIRETORIA DE ENSINO (AVADE) PARA A PMRN: : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. VIGILANTIS SEMPER - Revista Científica de Segurança Pública - e_ISSN 2764-3069 | ISSN 2764-5908, [S. l.], v. 5, n. 8, 2025. Disponível em: https://www.revista.pm.rn.gov.br/index.php/revista/article/view/185. Acesso em: 14 ago. 2025.