Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • 1. A contribuição é original e inédita, , ou seja, o trabalho não pode ter sido publicado anteriormente e/ ou ser submetido simultaneamente a outro periódico;
  • 2. O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF;
  • 3. Verificar se as citações abreviadas no corpo do texto e em notas de rodapé (autor, ano da publicação e, quando for o caso, página) estão completas nas referências ao final do texto, segundo as normas da ABNT,(ver sistema para gerar referências). Todas as referências que possuam o formato eletrônico (periódicos, e-books, teses e dissertações digitais) devem indicar corretamente a URL completa no final da referência.
  • 4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • 5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • 6. Certificar-se de que foi realizado o registro para apresentação de iD ORCID. O registro é gratuito, caso não tenha feito, pode ser obtido na URL: https://orcid.org/register. É obrigatório o registro de todos os autores do manuscrito, não apenas do primeiro autor.
  • 7. Padronizar o trabalho de acordo com o seguinte modelo: Template

Diretrizes para Autores

1. NOTA GERAL:

Os trabalhos, dentro das linhas de pesquisas propostas sobre a revista, somente podem ser enviados on-line pelo Sistema Eletrônico da Revista, após cadastro como autor;

A publicação dos trabalhos está condicionada ao parecer dos membros do Conselho Editorial e colaboradores convidados, é garantido o anonimato de autores e pareceristas no processo de avaliação. Eventuais sugestões de modificação na estrutura ou conteúdo, por parte da Editoria, serão previamente acordadas com os autores. Não serão admitidos acréscimos ou modificações depois que os textos forem entregues para composição;

Os trabalhos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: qualidade e rigor dos argumentos apresentados, validade dos dados apresentados, oportunidade e relevância do artigo, atualidade, adequação das referências contidas no trabalho e relação com as temáticas propostas por esta Revista Científica (consulte: sobre a revista);

A titulação do autor ou coautor será levada em consideração, não sendo aceito autoria ou coautoria sem formação superior (tecnólogo, bacharelado ou licenciado);

Após a avaliação pelos pares, será encaminhada ao autor uma resposta de aceitação, com possíveis sugestões de modificações ou recusa do artigo;

O texto deve conter no máximo até 5 autores no manuscrito. O cadastro de cada autor deve seguir o padrão estabelecido pela RCSP;

No corpo do Resumo não deverá conter citações. As mesmas devem ser retiradas, deixando o texto claro e objetivo. O trabalho estruturado preferencialmente contemplando os seguintes itens: Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados e Considerações Finais;

Todos deverão ter o registro do ORCID e Lattes informados no Cadastro dos metadados;

Como a RCSP possui o caráter de acesso livre e aberto em versão digital, será encaminhada cópia do artigo publicado em formato digital para os autores e coautores;

Acrônimos e abreviações devem estar entre parênteses e serem precedidos de seu significado completo quando do primeiro uso no texto;

Caso haja Anexos e/ou Apêndice, colocá-los após as referências;

Não assumimos a responsabilidade por conceitos emitidos pelos autores. Mais informações em Direitos Autorais.

2. ESTRUTURA E FORMATAÇÃO DO ARQUIVO:

2.1. Estrutura dos cabeçalhos das seções/subdivisões:

Os cabeçalhos das seções/subdivisões devem ser breves e claros;

O trabalho deve conter o nome do autor, orientador acadêmico, título e instituição na primeira página, juntamente com otítulo, resumo, palavras chave, title, abstract e keywords. O Corpo Editorial informa que estas informações não integrarão o texto encaminhado para avaliação, procedida pelo sistema de revisão por pares;

Os textos devem ser apresentados em português (BR) ou em língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol). No caso do texto em português, o título e o resumo devem estar no mesmo idioma do texto e, também, devem ser apresentados em seguida o title, abstract, Keywords na língua inglesa;

Os textos em língua estrangeira (inglês, espanhol e francês) deverão apresentar o título, o resumo e as palavras-chave em português;

O título deve ser digitado na primeira linha do texto, em negrito, centralizado, e sem numeração e os títulos de subseção em negrito, entre as seções ou subseções, deixar uma linha em branco;

Após o título, o nome do autor, em nota de rodapé personalizada com numeração em sobrescrito, na identificação constará: titulação, titulação, filiação acadêmica e orientador. Cinco espaços após o título, se seguirá o Resumo;

O Resumo deverá ter entre 100 a 250 palavras, espaço simples, Times New Roman, 10 e justificado. Uma linha após o resumo, no mínimo cinco palavras-chaves, separadas por vírgula e com fonte itálica, que permitam a adequada indexação do artigo. A seguir, deixando-se uma linha em branco, Title, Abstract e Keywords no mesmo formato do resumo;

2.2. Configuração do texto:

Os textos deverão ser escritos em formato MS Word, em formato A4 (210x297), margens de 3 cm superior e á esquerda; inferior e à direita com 2 cm, fonte Times New Roman em tamanho 12, o recuo de início na primeira linha do parágrafo, 1,1 (1 tab),  justificado, e espaço 1,5 entre linhas. 

Nos títulos/subtítulos de seções, não deve ter espaçamento de recuo (alinhados à esquerda), Times New Roman 14 e negrito;

Os Artigos (ART) deverão ter no mínimo 4 mil palavras ou 10 páginas; e, no máximo, 9 mil palavras ou 23 páginas. As resenhas e comentários de livros deverão ter, no máximo, 10 páginas. Os Relatos de Experiência (RE), as Notas Técnicas (NT), Capítulos de Livros (CL) e Suplementos (SPL), deverão ter no máximo 20 páginas, nas quais deverão estar incluídas as referências bibliográficas;

Configuração do texto: Times New Roman 12, justificado, espaçamento 1,5 (simples), com recuo na 1ª linha dos parágrafos.  Palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico. Para ênfase ou destaque usar negrito, ‘aspas simples’ ou “aspas duplas”.

2.3. Formatação das citações e referências:

Para citações bibliográficas de literatura no texto (diretas), usar o sistema autor-data (sobrenome do autor referido no texto, ano de publicação e páginas, se tiver, separados por vírgulas);

As citações curtas (menos de três linhas) serão integradas no parágrafo, com seu início precedido por aspas duplas que, também, marcará o fim da citação. Nas citações com mais de 3 linhas, utiliza-se a fonte Times New Roman tamanho 10, recuo de 2 cm e espaço simples entre linhas;

No caso de citações longas (mais de três linhas), a configuração do texto segue: Times New Roman 10, justificado, espaçamento simples, com recuo de 4 cm no parágrafo inteiro;

As referências sem citação literal devem ser incorporadas no texto, indicando entre parênteses, ao final, o sobrenome do autor e o ano da publicação;

Quando necessárias, as notas de rodapé serão de cunho somente explicativo, com letra Times New Roman tamanho 10, espaço simples, numeradas dentro do texto. As referências deverão ser incluídas ao final do trabalho, em ordem alfabética e dentro das normas da ABNT. Referências e citações devem seguir as normas da ABNT (NBR 6023:2018), ver sistema para gerar referências;

A citação deve ser antecedida ou seguida da indicação da fonte, conforme as regras acima, adicionando-se, ainda, a(s) página(s) das quais foram retiradas.

3. ILUSTRAÇÕES:

Todas as imagens devem ser devidamente numeradas e acompanhadas de legendas e indicação de fonte;

A nomenclatura para este tipo de material deve ser: figura com a numeração progressiva separando-se por hífen. Exemplo: Figura 1 - Sala de aula restaurada. Deve ser colocada abaixo da figura ou gráfico, a legenda da Fonte (Gráfico);

As Tabelas devem ser acompanhadas de título que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência ao texto, colocado sempre acima. Seguir as normas de tabelas do IBGE. Indicar a fonte abaixo da tabela;

Para Quadros, a nomenclatura deve ser colocada acima da ilustração. Exemplo: Quadro 1 - A estrutura da escola (Essa informação fica acima do Quadro). Indicar a fonte abaixo do quadro;

Desenhos, gráficos, mapas, quadros e fotografias devem conter título e fonte, e estar numerados. Somente poderão integrar o artigo se estiverem em condições de visibilidade e qualidade e em formato compatíveis com a conversão ao formato PDF.

4. PRAZO DE RECEBIMENTO DA SUBMISSÃO, AVALIAÇÃO E DECISÃO EDITORIAL:

A RCSP informa que desde o prazo de recebimento dos originais até a decisão editorial final, o prazo varia de 30 a 120 dias, de acordo com a área de interesse encaminhada para avaliação.

Artigos

A seção de Artigos (ART) se destina à publicação de trabalhos no formato de artigo científico exigidos nas Condições para Submissão, dentro do campo de conhecimento das Ciências Policiais e da Segurança Pública e áreas afins.

Relatos de Experiência

A seção de Relatos de Experiência ou Relatórios de Viagens de Estudo (RERVE) é o texto produzido dentro dos padrões e normas da ABNT (conforme formato adotado pela RCSP) e que contém o relato das experiências observadas e adquiridas no exercício de atividade de segurança pública ou observação em missão oficial de estudo e/ou análise estratégica, dentro ou fora do Brasil, ou que apresente relevância para a Segurança Pública. Para ser publicado o RERVE deve ser considerado de caráter público, em razão do conhecimento produzido, conforme julgamento da autoridade delegante. O texto deverá conter o objetivo da missão de estudo, com relato do quadro situacional do campo observado, pontos positivos e negativos da experiência vivenciada. E, fundamentalmente, a contribuição do estudo situado.

Capítulos de Livros

A seção de Capítulos de Livros (CL) consiste em um formato adaptado de capítulo de determinado livro sobre teoria ou pesquisa sobre as Ciências Policiais, em consonância com as linhas de pesquisa e formatação da RCSP/PMRN. Para essa publicação, será considerada a relevância e a atualidade do trabalho proposto.

Suplementos

A seção de Suplementos (SPL) oferece a possibilidade de publicação de uma seleção de artigos e/ou anais sobre um tema comum na forma de um suplemento. Suplementos são coleções de artigos, anais de eventos, relatórios de pesquisa ou manuais de procedimentos que abordam questões ou tópicos relacionados. Esses suplementos são publicados como parte de uma edição regular e, em geral, são financiadas por outras fontes e não pela editora da revista científica.

Seção de Notas Técnicas

A seção de Notas Técnicas (NT) consiste em análise técnica de assunto referente às Ciências Policiais, realizada de maneira abrangente onde se leve em conta o contexto histórico, social e jurídico, bem como a pertinência da matéria abordada de maneira formal e impessoal. A NT pode propor diversas linhas de ação aos tomadores de decisão, através de informações relevantes. Ela é composta por três partes:

a) Introdução (onde se encontram os marcos históricos, sociais e jurídicos);
b) Desenvolvimento (contexto técnico com o parecer);
c) Conclusão (sugestões e proposições).

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.